Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por causa da insensatez humana, na disputa megalômana...

http://www.news.afrobras.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98:nacoes-unidas-suspende-ajuda-alimentar-para-somalia&catid=34:noticias&Itemid=55

Nações Unidas suspende ajuda alimentar para Somália
Foto: Divulgação ONU
O Programa Alimentar Mundial (PAM) da Organização das Nações Unidas (ONU) suspendeu na última semana a ajuda de alimentos para mais de um milhão de pessoas no sul da Somália.
Em matéria publicada no website da ONU, o porta voz do programa Peter Smerdon, afirmou que a suspensão aconteceu após inúmeros ataques, ameaças e imposições inaceitáveis de grupos armados na região.

Dentre mais de 11 exigências feitas pelo Shabab, grupo de origem islâmica que controla o governo, estariam o pagamento de US$20 mil a cada seis meses, referente a uma taxa de segurança e a substituição de todas as funcionárias mulheres, com exceção das que atuassem na área da saúde, por homens.

De acordo com o jornal The New York Times, as Nações Unidas haviam feito de tudo para ajudar a Somália, que hoje é controlada pelo Shabab e por outros grupos aliados rebeldes, enquanto o mandato do governo é limitado a capital Mongadíscio.

A Shabab, que segundo o governo apresenta conexões com a Al Qaeda, exigiu também que a agência não importe alimentos durante a época da colheita, com a justificativa que isso prejudicaria a agricultura local, o que segundo o Programa, não acontecia já que nos últimos cinco anos a agricultura supriu apenas 30% das necessidades do país.

Criado em 1963, o Pam é a maior organização de ajuda alimentar do mundo, atende cerca de 90 milhões de pessoas em 80 países e estima-se que com o fim da ajuda humanitária cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas irão sofrer com a fome na Somália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário