A relação entre texto e imagem na mídia impressa (Janice Simões)

É de fundamental importância, parafraseando Dionísio (2005) nossa sociedade que já nasceu em berço visual a cada mais demanda desta característica.
A profundidade semântica que a imagem imprime no texto,

além dos atrativos que desperta em qualquer leitor é impressionante e inegável. Inclusive, Bakhtin pontuou a necessidade de se compreender a filosofia da linguagem através de uma análise mais profunda e complementadora dos aspectos comunicativos, dentro do âmbito social humano.

Hoje, somos mais afortunados, na maioria, nossos impressos dispõe de uma composição homogênea entre texto e imagem, procurando estabelecer semântica harmoniosa entre os mesmos. O grande detalhe é que, resta saber qual uso está sendo adequado dentro destas escolhas, já que é de conhecimento de nossa classe o grande poder manipulador que podemos dar tanto ao texto, quanto à imagem. O que torna premente a necessidade de compreender os preâmbulos que norteiam os diversos dizeres, e a importância de nos conscientizarmos de nossa responsabilidade enquanto formadores de sujeitos que deveriam, dentro do espaço escolar, ter desenvolvido o senso crítico, o paladar analítico e a capacidade de formar e fazer suas próprias escolhas.
Valeu !
Beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário