UESB – Formação Continuada sobre Mídias na Educação PROJETO – GÊNEROS TEXTUAIS – 3ª. ETAPA |
O PROBLEMA MATEMÁTICO COMO GÊNERO TEXTUAL E SUA INTERPRETABILIDADE
Feira de Santana,
2010
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
1.1 Cidade pólo: Feira de Santana
1.2 Projeto:
O PROBLEMA MATEMÁTICO COMO GÊNERO TEXTUAL E SUA INTERPRETABILIDADE
1.3 Idealizadores: Janice Macedo da Matta
José Raimundo Carneiro
1.4 Instituição: Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro
1.5 Equipe de execução do projeto: Coordenadores, docentes e discentes
1.6 Nível de ensino: Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
1.7 Coordenação: Janice Macedo da Matta
José Raimundo Carneiro
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre compreensão leitora e resolução de problemas matemáticos, focando a leitura como instrumento para outras aprendizagens. As pesquisas das últimas décadas têm evidenciado que muitas das dificuldades dos alunos, ao longo da escolaridade, são provenientes do analfabetismo funcional e conseqüente deficiência na interpretabilidade de maneira geral comprometendo o trabalho do professor em criar oportunidades que permitam o desenvolvimento de processos cognitivos e a compreensão leitora.
Destacamos a importância da percepção do problema matemático ser um gênero textual a ser abordado tanto nas aulas de língua portuguesa, como nas de matemática, já que a capacidade de entender e produzir textos são fundamentais em qualquer disciplina. Durante a idealização, busca-se através de um brainstorm encontrar e trocar idéias sobre a prática metodológica mais adequada, que através da interação das disciplinas envolvidas, retorne bons resultados na aprendizagem dos alunos envolvidos, contagiando o grupo escolar e a comunidade do entorno. Foi verificado que dispomos além das disciplinas Português e Matemática, também de Artes e Tratamento da Informação que podem interagir em todas etapas deste projeto.
Busca-se também, um trabalho bem estruturado, planejado, programado, seqüenciado e devidamente acompanhado através de planos de ação, estabelecimento de metas, checklist para um acompanhamento efetivo e feedback no sentido de se corrigir qualquer imprevisto.
Com a intenção de verificar se os alunos que têm boa compreensão leitora, e se possuem melhor desempenho na resolução de problemas matemáticos, serão realizadas, individualmente, com alunos do 1º ano do 2º ciclo do ensino fundamental atividades de compreensão leitora de um texto do gênero "história" e após estas atividades será proposto que envolvam problemas matemáticos. Durante este processo serão feitas observações para identificar possíveis estratégias que os alunos possam utilizar para construir sua compreensão. Após a resolução de cada problema, será solicitado que "narrem/expliquem" como chegaram à solução.
Objetiva-se que os dados da pesquisa apontem para uma relação entre o desempenho nas atividades de resolução de problemas e da compreensão leitora, caracterizada pelo fato de que os alunos que apresentem melhor compreensão leitora também tenham obtido melhor desempenho tanto na compreensão dos enunciados como na resolução dos problemas matemáticos.
Levando em conta os dados resultantes deste trabalho, analisaremos a necessidade de se investir em práticas de leitura que trabalhem com a leitura e compreensão do gênero textual "problemas matemáticos", bem como o ensino de estratégias, sejam potencializadores da compreensão deste e de outros gêneros textuais.
A priori os estudantes serão estimulados a estudar gêneros textuais utilizados na veiculação de propagandas nos diferentes meios de comunicação e na segunda eles deverão criar uma marca para uma empresa fictícia a fim de verificar uma aplicação prazerosa de questões matemáticas fundamentais em um ramo de negócios muito atual, que é a área de marketing e propaganda.
O projeto foi idealizado partindo-se da necessidade da interpretabilidade de textos interligando assim duas disciplinas diferentes e ao mesmo tempo interligadas, no caso Português e Matemática. Tendo como fator fundamental a necessidade de se tornar efetiva a interdisciplinaridade de forma geral para que se descubram como parte de um só objetivo: tornar nossos estudantes seres autônomo, críticos, participativos, através da criatividade e entusiasmo.
Fundamentação Teórica:
“Com a generalização do ensino de Matemática, tornou-se fundamental educar matematicamente as gerações mais jovens “(PCN-5ª a 8ª). Porém, ainda não há um consenso sobre a necessidade e urgência do desenvolvimento das habilidades e competências matemáticas de forma inserida e corporativista com a língua portuguesa.
Especialmente, tendo-se em visa o fato do ensino de Matemática ter ocorrido, por muito tempo, através da mera retransmissão dos conteúdos, os quais eram considerados prontos e acabados. Bastava ao estudante a repetição exaustiva dos modelos para se considerar “pronto” nesta disciplina provando isto através das avaliações complexa e nem sempre bem sucedidas. Ou seja, nem todos teriam a competência de se sair bem nas questões lógico-matemáticas, apenas os privilegiados pelo inatismo. Fato que é derrubado por terra nos diversos estudos e práticas da educação especializada.
A Educação Matemática aos poucos vem modificando a maneira de ensinar esta disciplina, tanto que hoje em dia podemos destacar duas maneiras de se atingir o chamado conhecimento matemático. Uma pelo modelo antigo, que é a repetição de exercícios e a realização de atividades individuais, o que vem premiar apenas os grandes talentos matemáticos. A outra por intermédio da manipulação de materiais para a redescoberta de regularidades e propriedades matemáticas. Estratégia que oferece a possibilidade de tornar estudantes capazes de medir quantidades relevantes em suas vidas, compreenderem os princípios dos juros em aplicações financeiras, nas variações das taxas inflacionárias de um país e do mundo, preencherem declarações de impostos de renda, montar modelos de prédios e outros em forma de maquetes, utilizarem formas geométricas para a composição de novas formas, dentre outras habilidades ligadas aos seus cotidianos.
As aulas terão papel primordial para o desenvolvimento dessas habilidades, desde que seja utilizado o segundo modelo didático, explorando o ensino da Matemática através da realização de experiências e da sistematização das descobertas provocadas por estas.
Desse modo se terá, senão em todo, mas em grande parte uma aceitação da disciplina e a inclusão cada vez maior de estudantes dentre os talentos matemáticos. As aulas em que todos manuseiam materiais e fazem anotações, descrevem etapas, sistematizam conhecimentos, generalizam, aplicam esses em outras áreas são atrativas e poucos são os que querem ficar fora delas, pois se sentem capazes e estimulados a realizarem algo diferente da simples repetição de exercícios.
Justificativa:
O ensino tradicional, arcaico e ultrapassado ainda resiste em grande parte da metodologia utilizada em sala de aula e, muitos professores ainda permanecem presos à prática da transmissão de conteúdos, através de seqüências didáticas que levem a construção ou reconstrução de conceitos. Assim, se faz necessário, para a efetiva produtividade eficiência e eficácia da prática pedagógica, se adequar as aulas desta disciplina às novas demandas da educação, baseando a estrutura nos considerados quatro pilares da educação atual – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e a prender a ser.
Várias são as estratégias que serão utilizadas, enfatizando ações e atividades manipulativas, com intuito de aguçar o senso lógico matemático através dos recursos lingüísticos de nosso idioma, dando as aulas uma dinâmica diferente.
Utilizar-se-á também recursos como construções com dobraduras, para tornar agradável a compreensão dos conceitos e propriedades, ampliando o conhecimento geométrico dos estudantes, principalmente quanto a ângulos e simetria, alem dos elementos e propriedades dos sólidos geométricos.
Uma aplicação pratica da geometria plana e espacial é feita constantemente ao se criarem logotipos e logomarcas de empresas pelos profissionais de marketing.
Essas e outras estratégias propiciarão aos estudantes o desenvolvimento da criatividade no estudo da geometria através da elaboração de formas diferenciadas das já conhecidas pela composição e a planificação do produto final criado o que irá estabelecer sistematização entre o que foi construído e o estudado.
A relação com a Linguagem em atividades criativas como a desse projeto se faz necessária, pois a veiculação de propagandas para a venda de produtos de empresas diversas conta com o tipo adequado de gênero textual, complementando assim a aplicação pratica dos conteúdos de sala de aula, envolvendo as disciplinas de Português e Matemática, alem dos conceitos abordados em outras áreas
Objetivos:
Objetivo Geral:
Estimular cognitivamente a solução de problemas matemáticos a partir da interpretação de texto;
Objetivo Específico:
Criação de uma Empresa de Publicidade e Propaganda fictícia;
Criação e confeccionar logotipos e logomarcas a partir de formas geométricas, planas e espaciais em situações reais;
Elaborar textos de propagandas;
Análise de Problemas matemáticos a partir da interpretabilidade;
Elaboração de relatório de resultados e intercorrências do processo, desenvolvido pelos alunos, sob coordenação dos professores envolvidos.
Propiciar o desenvolvimento de competências como a capacidade de enfrentar situações problema, valendo-se da utilização dos conceitos e procedimentos.
Apresentar os conceitos matemáticos de forma contextualizada, valorizando o processo de reflexão da Matemática no contexto social.
Priorizar a variedade e a quantidade de exercícios propostos, estimulando a autonomia e a criatividade.
Metodologia:
Partindo do problema - Como produzir um símbolo que caracterize uma empresa? - e divididos em grupos, os estudantes deverão criar uma empresa de marketing e publicidade fictícia e após estudo e análise de tipos de logomarcas de empresas conhecidas nacional e internacionalmente, estruturar, desenhar e confeccionar uma marca que evidenciasse o produto comercializado pela empresa criada, utilizando-se da composição de formas e processos matemáticos. Em Português pesquisar e apresentar diversos tipos de propagandas e analisar textos publicitários dos diversos veículos de comunicação gerando com isto a criação de anúncios publicitários para a venda do produto da empresa.
Desenvolvimento:
Em Geometria iniciar o estudo das construções geométricas partindo da construção com dobraduras para trabalhar simetria, elementos e propriedades dos triângulos, dos quadriláteros e dos polígonos em geral, concluindo com a confecção de sólidos ainda usando dobraduras. Após esta etapa iniciar a construção usando instrumentos de desenhos, como par de esquadros, réguas, transferidor e compasso, partindo da representação de rotas no plano para sistematizar o estudo dos ângulos e verificar a variação de ângulos em um polígono.
A seguir desenhar com esses instrumentos diferentes triângulos a partir de diferentes elementos, como medidas dos lados, medidas dos ângulos, ambas as medidas em partes, fazendo isto também para os quadriláteros e os demais polígonos.
Realizar um estudo sobre os tipos de simetria – axial e central - e a posterior representação de figuras simétricas ainda com uso de instrumentos de desenho. Aproveitar para analisar e representar logomarcas e logotipos de empresas que apresentem ou não algum tipo de simetria. A partir daí iniciar a parte de elaboração da logomarca ou logotipo inédito pelos grupos formados, através da representação plana da marca, depois com uso da internet pesquisar figuras que se adequem a essas marcas criadas, se for o caso, pois os grupos estão livres para criar as suas formas. A próxima etapa do estudo será a planificação de sólidos geométricos a partir de embalagens e a reconstrução de sólidos a partir da representação planificada dos mesmos. Ao mesmo tempo, na disciplina de Português os estudantes pesquisarão propagandas em revistas e jornais, montarão painéis e apresentarão em sala de aula suas pesquisas, como se fosse o comercial. Pesquisarão ainda os tipos de gêneros textuais mais utilizados em propagandas veiculadas em jornais, revistas e televisão e produzirão propagandas de produtos quaisquer criados pelos grupos.
Em Português serão criadas propagandas especificas para as logomarcas idealizadas, a serem veiculadas em jornal, revista e televisão, cada uma através de linguagem adequada ao meio de comunicação escolhido. Com as logomarcas prontas serão analisadas as formas planas e espaciais utilizadas por cada grupo para inclusão da análise no relatório final, depois as propagandas criadas serão apresentadas por cada em cada turma da série.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de forma contínua e processual ao longo de desenvolvimento do projeto de forma consensual e única entre os professores das duas disciplinas sendo elaborado um único relatório pelos dois profissionais, constando todas as etapas pelas quais passou a realização do mesmo. Também serão avaliadas a criatividade quanto às logomarcas e as propagandas criadas e apresentadas, e a capacidade de intrepretação dos problemas matemáticos levantados durante todo o processo de criação da empresa e elaboração das logomarcas, considerando-se a desenvoltura ao demonstrarem os produtos finais criados pelos grupos.
Resultados Esperados:
Espera-se alcançar um desenvolvimento pleno na capacidade lógico-interpretativa nas duas disciplinas, além do envolvimento dos alunos através do estímulo, concentração, criatividade e liderança no cumprimento das etapas e respeito aos prazos do projeto.
Dentro dos conhecimentos matemáticos espera-se alcançar a quebra do paradigma da dificuldade e complexidade da matéria, através da percepção de que através da interpretabilidade textual todo problema possui solução possível.
Referencias Bibliográficas:
IMENES, Luiz Marcio Pereira, LELIS, Marcelo – Matemática 7ª série / Imenes e Lelis – São Paulo: Ed. Scipione, 1995.
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Brasília: MEC/ SEF, 2001.