Seguidores

Sugestão para trabalho com vídeo em sala de aula, aproveitem e comentem...



FICHA PARA PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO COM VÍDEO
Estabelecimento: Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro
Série(s) a ser(em) trabalhada(s): 5as.
 Autora: Professora Janice
Título do vídeo:             A História Sem Fim I, II E III (OBRA COMPLETA)
Detalhamento:
História Sem Fim (The Neverending Story, EUA / Alemanha, 1984) – Direção – Wolfgang Petersen.
A História Sem Fim II (The Neverending Story II: The Next Chapter, EUA, 1990) – Direção – George Miller.
A História Sem Fim III (The Neverending Story III, EUA, 1994) – Direção – Peter MacDonald
Elenco – Jason James Richter, Melody Kay, Jack Black, Freddie Jones.
Sinopse:
O garoto Bastian (Barret Oliver) sempre que algo o entristece, como a recente morte da mãe e as brigas na escola, fazem com que ele se refugie em sua imaginação e sonhe, até que um dia numa destas fugas ele se refugia em uma livraria e começar a ler o livro “A História Sem Fim”, onde em um reino de fantasia a imperatriz menina (Tami Stronach) está doente e caso ela morra toda aquele reino maravilhoso morrerá junto, porém apenas ele e o guerreiro Atreyu (o também garoto Noah Hathaway) poderão salva-la e ainda tendo a ajuda de algumas criatuas fantásticas.
Esta fantasia foi dirigida por Wolfgang Petersen antes deste desembarcar de vez em Hollywood e acaba encantando a todos, com suas criaturas fantásticas, efeitos especiais de primeira para época e bela história baseada num livro do alemão Michael Ende. O filme foi grande sucesso de bilheteria e rendeu duas continuações.
Nesta continuação o garoto Bastian (Jonathan Brandis) após descobrir que tem medo de mergulhar, foge novamente para a livraria do filme anterior e ao começar a ler “A História Sem Fim”, descobre que o reino de fantasia precisa novamente da sua ajuda e do guerreiro Atreyu (Kenny Morrison) para a derrotar uma feiticeira (Clarissa Burt) que deseja apagar a memória e a imaginação dos seres daquele reino.
Sem a magia do original, com os mesmos personagens intrepretados por um elenco completamente novo e tendo como diretor George Miller (não confundir com o australiano homônimo que fez “Mad Max”) um especialista em filmes para TV, o resultado final é apenas uma sessão da tarde descompromissada.
Este terceiro episódio é sem dúvida o mais fraco da série. Aqui o garoto Bastian (Jason James Richter da trilogia “Free Willy”) após ser atormentado por garotos na escola novamente se refugia no livro “A História Sem Fim”, porém o livro acaba caindo na mão de uns dos garotos que o atacaram (vivido por Jack Black, ele mesmo de “King Kong”), que começa a rabisca-lo e a criar novas histórias, o que faz com alguns seres do reino da fantasia saiam das páginas para aparecer em várias partes dos EUA, o que força Bastian a retornar para reaver o livro e salvar o reino.
Provavelmente para diminuir gastos, resolveram focar a ação deste filme no nosso mundo e pouco mostrar o reino da fantasia, além disso em nada ajuda a direção pesada de Peter McDonald, que tem no currículo o trabalho de câmera e diretor de segunda unidade em vários filmes famosos, geralmente para cenas de ação e como diretor solo fez filmes como “Rambo III” com Stalllone e “Legionário” com Van Damme, ou seja, não seria o cara certo para dirigir um filme sobre fantasia.
Objetivo(s) do vídeo: trabalar interdisciplinariamente a importância da leitura na construção de valores e análise de realidades.
Motivação para o vídeo (sensibilizar a turma para o tema apresentado no vídeo): Estimular a leitura e interpretação
Disciplina(s) e conteúdo(s) a ser(em) trabalhado(s) enfocando a interdisciplinaridade. Leitura/Interpretação/aspectos sócio-históricos/geografia/matemática/sociologia e filosofia.
Leitura de imagem e/ou sons (Este momento propicia vários propósitos: aguçar o olhar do grupo para uma maior exploração e compreensão da cena texto; Estimular a formação de um telespectador crítico;Levar o grupo a descrever, refletir e contextualizar as imagens mostradas.). Análise da sonoplastia, qual a intenção sonora em cada ocorrência, qual a intencionalidade das paisagens, quais as sensações obtidas.
AVALIAÇÃO: Vídeo de excelente qualidade em termos de plasticidade, sonoplastia, conteúdo. Podendo ser adaptado não apenas nas aulas de português, mas história, geografia, sociologia, matemática, apresentando excelentes resultados a partir da temática que cativa e prende a atenção durante a apresentação. A discussão em termos dos tópicos abordados em classe geralmente é eufórica e altamente produtiva
Pontos positivos do vídeo: linguagem de fácil entendi- mento, plasticidade e áudio de excelente qualidade,  temas abordados muito interessante.
Pontos negativos do vídeo:Tempo de exibição não permite conclusão em apenas uma aula.
Atividades Complementares: Leitura de literatura, como por exemplo: As Reinações de Narizinho, Harry Potter, O anel de Nibelungos.

Fonte: adaptado de “Oficina: Metodologia de Vídeo (TV Escola e Canal Futura)”