Pessoal, não é por nada não, mas... SOMOS VENCEDORAS... CONCLUÍMOS MAIS ESTA ETAPA.
Abaixo, carta enviada aos responsáveis na "esfera governamental" em repúdio à nomeação de REDAS ou PSTs para ocupação das vagas que são destinadas a professores habilitados, formados e especializados em Educação Especial, Sala de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado.
Acredito que já extrapolou toda a "tolerância" da população brasileira em relação à forma como nossos representantes estão conduzindo as extremamente importantes decisões relativas à Educação de uma maneira ampla, geral e irrestrita.
Nas Diretas Já, o provo mostrou sua voz uníssona,
Agora em se tratando de um tema de Extrema importância vamos ficar de braços cruzados esperando... Que vergonha...
segue a síntese para que nossos colegas, familiares, alunos, amigos e simpatizantes vejam uma ínfima amostra da injúria que aflige nossa educação:
__________________________________________________________________________
Salvador, 02 de agosto de 2011
Ao
Governador do Estado da Bahia
Com cópia:
Ministério Público Estadual
Câmara de Deputados Federal
Excelentíssimo Senhor:
Através do abaixo assinado anexo, nós professores expressamos nossa insatisfação diante das medidas tomadas com a finalidade do preenchimento das vagas no segmento da Educação Especial. Dentre os motivos fundamentais para tal insatisfação está justamente na finalidade precípua das Salas de Recurso Multifuncionais, ou seja: à efetiva prática e operacionalidade das Salas de Atendimento Educacional Especializado – A.E.E., que demanda de profissionais extremamente bem preparados para atuar em um segmento de fundamental importância em direção à concretização dos ideais Legais e reclames da Educação Inclusiva nas Escolas Públicas Brasileiras.
Professores e pedagogos estão, através da iniciativa da própria Secretaria de Educação do Estado da Bahia, sendo preparados para o desempenho da funções da Sala de Recurso Multifuncional com a maior qualidade e eficácia possível, como também investindo e sacrificando tempo (de sala de aula, de lazer, de atenção à própria família) em especializações e formações diversas para estarem aptos a atender às demandas e necessidades das escolas públicas e alunos com necessidades educativas especiais em suas diversas etiologias, peculiaridades e especificidades.
Atualmente, concluímos o Curso de Formação de Professores para Atendimento Educacional Especializado e, estamos aptas a assumirmos e atuarmos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Para nossa decepção, nos chocamos com a notícia que as vagas, para tal missão tão delicada e de extrema responsabilidade, já estão sendo preenchidas por pessoas sem preparo, sem credenciais que comprovem potencial e responsabilidade necessária: os famosos P.S.T.S.
Procuramos por justificativas e, extra oficialmente o que se comenta amplamente é que por questões de economia à Secretaria sai mais barato colocar um PSt nas salas de recursos, que colocarem o professor que já dispõem de longo processo de familiarização com a Educação Especial e colecionam diversos documentos que comprovam extrema competência e habilidade requerida pelos cargos demandados pelas Salas de Recursos Multifuncionais.
Difícil acreditar que, em qualquer nível de gestão pública ou privada, a Educação não esteja sendo levada tão à sério quanto realmente necessita, difícil acreditar que sejam desconsideradas etapas do processo de ocupação e efetivo funcionamento de espaços potencializadores das crianças com necessidades educacionais, que conduzirão ao resultado de qualidade esperado. Difícil acreditar que, nestes momentos, o que parece é que nossos governantes denotam a idéia como se a escola estivesse em função de trabalhar objetos. Difícil acreditar que o dinheiro público utilizado na aquisição de materiais, adequação das salas a este fim (nas escolas que foram abençoadas com materiais e salas, já que em algumas tanto o material quanto a sala estão inativas, à espera de um milagre), e utilizado na capacitação de centenas de professores culminem simplesmente em nada, já que os despreparados é que assumirão os cargos.
É necessário que esta coisificação da Educação Nacional caia por terra, é necessário que como prioridade das prioridades tenhamos a cautela de atentarmos que nossa matéria prima são “seres humanos” e que as falhas dos P.S.T´s não afetarão objetos, afetarão pessoas e em grande escala, afetarão os objetivos educacionais esperados, e, assim, seguiremos na contramão das medidas legais cobradas por diversas legislações nacionais e internacionais voltadas à Educação Especial Inclusiva, legislações e decretos, na esfera municipal, estadual, federal e internacional, que poderiam ser aqui citados, porém, estaríamos apenas sendo redundantes e, quiçá, desmerecendo a competência e preparo que estimamos e esperamos que nossos legisladores e executores devem dispor.
Finalmente, fica aqui um questionamento: quais de vocês gostariam de cair nas mãos de um cirugião despreparado, descapacitados? Quais de vocês, caso tivessem um filho com síndrome de Asperger, Síndrome de Down, Síndrome de Ulcher, Paralisia cerebral, Autismo, Cegueira, gostariam de ter atendimento educacional especializado por um funcionário PSt? Esperamos que, o bom senso prevaleça, no sentido de liberar os profissionais devidamente habilitados, especializados e preparados para a atuação em Atendimento Educacional Especializado, De sala de aula PARA as salas de recurso multifuncionais. Enfatizamos que a questão de substituição em sala de aula não se configura em impedimento, visto que estamos com uma lista de professores aprovados e classificados em processo de seleção aguardando ansiosamente por serem chamados para assunção efetiva, além do que existem professores à disposição à espera por um retorno à sala de aula.
Em nome dos Professores Habilitados para
Nas salas de recursos multifuncionais.
This blog was built to attend several purposes but its main focus is to socialize my mates and my students achievement and to give them opportunity to share their contribution to all you. You are invited to participate! Thanks ! Este blog foi construído comvários propósitos, mas seu foco principal é socializar os êxitos de meus colegas e meus estudantes e dá-los oportunidade de partilhar suas contribuições com vocês. Convido-o a participar também! Obrigada !